terça-feira, 6 de maio de 2025

História - Astrologia


“As leis sagradas são o centro de todo o universo e o controlam, o sol é o centro e revigorador do sistema solar. Controla e alimenta os planetas que circulam ao seu redor, sendo assim, um princípio vital e imortal existe no centro secreto de uma vida individual: a alma”. “Tudo aquilo que rodeia o ser humano, provavelmente é um estado de consciência. Questão que não se aplica ao estado físico.” 
"Toda mensagem é composta por signos. Na sociedade, a linguagem é um fator de importância maior do que qualquer outro".  

11 de Abril, 2012.


O calendário gregoriano tem origem europeia. Oficialmente é utilizado pela maioria dos países. Publicado por uma lei oficial pelo Papa Gregório XIII (1502-1585). Foi Papa desde Maio de 1572, até o dia da morte dele. Substituiu o calendário Juliano, o qual foi criado pelo líder romano Júlio César (100 - 44 a.C). O objetivo da mudança era fazer regressar o equinócio da Primavera (na astronomia é definido como o instante em que o sol, em sua órbita aparente, cruza o Equador Celeste), para 21 de Março, desfazendo o erro de 10 dias existente na época.                               

Janeiro - Jano, deus romano das portas,  passagens, inícios e fins;

Fevereiro - Fébruo, deus etrusco da morte; Februarius (mensis),
"Mês da purificação" em latim, parece ser uma palavra de origem sabinao último mês do calendário romano anterior a 45 a.C.. Relacionado com a palavra "febre";

Março - Marte, deus romano da guerra;

Abril - É o quarto mês do calendário gregoriano, e tem 30 dias. O nome deriva do latim April, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Apro, o nome etrusco de Vênus, deusa do amor e da paixão. Além de ser o único mês que termina com "L" ao invés de "O"; 

Maio - Maia Maiesta, deusa romana;

Junho - Juno, deusa romana, esposa do deus Júpiter;

Julho - Júlio César, general romano. O mês era anteriormente chamado Quíncio, o quinto mês do calendário de Rómulo;

Agosto - Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sêxtil, o sexto mês do calendário de Rómulo;

Setembro - septem, "sete" em latim; o sétimo mês do calendário romano que originalmente começava em Março. Tem duração de 30 dias. É um mês de início de outono no hemisfério norte e início da primavera no hemisfério sul. Portanto, no hemisfério sul é o equivalente sazonal de março no hemisfério norte e vice-versa.

As estações, ou sazões, são divisões do ano baseadas em padrões do clima. No mundo ocidental, sãoprimaveraverãooutono e inverno.

Em 21 ou 22 de Setembro, o Sol cruza o equador celeste rumo ao sul; é o equinócio de setembro, começo do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.


Outubro - octo, "oito" em latim; o oitavo mês do calendário de Rómulo;

Novembro - novem, "nove" em latim; o nono mês do calendário de Rómulo;

Dezembro - decem, "dez" em latim; o décimo mês do calendário de Rómulo.  O significado dos meses
imgs por Francisco de Paula

24 de Out, 2011.

  

"Um monumento à riqueza da era dos descobrimentos, o mosteiro é o ápice da arquitetura manuelina. Encomendado por Manuel I em 1501,  após o retorno de Vasco da Gama das Índias. Parte da construção foi financiada por lucros do comércio de especiarias, pedras preciosas e ouro. Confiado à ordem  dos Jerónimos até 1834."

 

"O regente  hindu de Calicute recebeu o navegador português Vasco da Gama ostentando anéis de rubi diamante. Em 1502 ele voltou à Índia e abriu rotas comerciais no Oceano Índico".

 
Vasco da Gama em 1497, fez a primeira circum-navegação da África. Dobrou o Cabo da Boa Esperança (já tocado em 1488 por Bartolomeu Dias) e chegou a Calicute (Calcutá), na península indiana. O grande rio africano sempre fascinou os exploradores e muitas expedições foram organizadas para localizar suas nascentes. 
Em 1856, Richard Burton e John Speke chegaram ao lago Tanganica. Speke, continuou sozinho e descobriu um novo lago que chamou de Vitória. Em 1862, em uma nova expedição liderada por Speke e James Grant, conseguiram identificar o ponto em que o rio nasce. Fonte: enciclopédia - editora Lafonte, 2018.

"Sob o reinado de Manuel I, Portugal atingiu seu apogeu. com a chegada de Vasco da Gama às Índias em 1498, e a descoberta do Brasil, em 1500. Nas artes, nesse período floresceu a arquitetura manuelina, tipicamente portuguesa. O comércio com o Oriente gerou riqueza. Em 1580 a Espanha invadiu Portugal e governou o país durante 60 anos. Após recuperar a independência, Portugal saneou as finanças com o ouro vindo do Brasil. No final do séc. XVIII, o primeiro-ministro, o marquês de Pombal, começou a modernizar o país. Porém, a invasão de Napoleão em 1807 e a perda do Brasil em 1822 resultaram em empobrecimento e dívidas. Portugal ainda mantinha suas colônias na África e Ásia. A Revolução dos cravos - 1974, marcou o fim da ditadura, e a democracia foi restaurada em 1976. Com o ingresso na comunidade econômica europeia, dez anos depois, Portugal desenvolveu uma maior autoconfiança como nação."
"Encomenda por Manuel I, a torre foi erguida p/ ser uma fortaleza no meio do Tejo em 1515 - 21. Ponto de partida dos navegadores que saiam em busca de novas rotas comerciais p/ o Oriente. Tornou-se símbolo da era expansionista de Portugal, na decoração externa os entalhes são em pedras no estilo 'manuelino, e os balcões  c/ trabalho ornamental  e torres de observação  em estilo 'mourisco. As distintivas têm a forma de de escudos, decorados  c/ a cruz da Ordem de Cristo, mesmo emblema  presente nas velas das embarcações portuguesas".
Mosteiro dos Jerónimos.
Face Leste do monumento aos descobrimentos - situado na beira do rio Tejo, Belém (bairro histórico de Lisboa). Construído em 1960 para celebrar os 500 anos da morte de Henrique, o Navegador. Manuel I, mandou erguer dois grandes monumentos na foz do rio - Avenida de Brasília. Projetado p/ lembrar uma caravela (embarcação usada pelos navegadores portugueses) para explorar as costas. Do rio Tejo, de onde partiam para as expedições: os mosteiros dos Jerônimos e a Torre de Belém, ambos em exuberante estilo manuelino. Atualmente, Belém é uma área espaçosa, com museus na Rua da Índia desde de 2012; (antiga Prç. Afonso de Albuquerque). Jardins, cafés do séc. XIX, e a antiga Confeitaria com pastéis de Belém e tortas recheadas de creme de baunilha, uma esplanada, e a clássica Praça do Império - que tem uma fonte ao meio, localizada diante do mosteiro na Rua Belém.
Fonte de Netuno - Paris, séc. XVII. por: Le Nôtre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha um Lindo Dia!

As Quatro Estações

Fco Artes. Jul - Agos, 2024. O  O utono  é a  estação do ano  que sucede o  verão  e antecede o  inverno .  No  Hemisfério Sul  inicia em  2...