segunda-feira, 30 de junho de 2025

Fco Artes | Francisco Cinema


Cartaz do longametragem Areias Escaldantes, entre os outros que estiveram presentes na Mostra internacional: Musicais no Cinema. 

















      
 

 

                                                 Fotos: Emanuela Francisco de Paula. 

                             


Alexandre de Gusmão - Inscrição do curta-metragem no 5º Film Bauru. Ago, 2023 - arte do pôster por Francisco de Paula. 
Inscrição do curta-metragem no 5º Filma Bauru - Ago, 23. 
Arte do pôster por Francisco de Paula.
Inscrição do curta-metragem no 5º Filma Bauru.

Ago, 2023 - arte do pôster por Fco Artes. 

"O Cinema se veste de luzes, de todas as pinturas, de mágicas que tornam a vida boa. A mais importante união do acaso, da felicidade, do sangue e do coração com a arte, a dor, o tempo, e a alma. Evocação do amor! Acreditem no Brasil, sejam bem-vindos e aproximem-se da terra. A calma, a fonte, intuitiva plantação que nos possibilita viver a rara emoção do convívio no mundo. Ponha as mãos e os pés na terra." Texto de Francisco de Paula, para o curta-metragem Primavera.

A beleza do mar, no filme Oceano Atlantis

O Rio de Janeiro fica submerso, gerando uma situação de revolta e fome entre os desabrigados. Na maior favela, a Rocinha, a ilha da base central estão os últimos sobreviventes do dilúvio, dali ainda se pode ver o ancoradouro, o que restou do aeroporto, a restauração do Cristo Redentor e, fugindo ao controle, os pilares da fome e a desordem. Dionísio, ex-policial da Marinha, mergulhador, acusado de esconder documentos fiéis, preso e jogado no hospício como psicótico, é o encarregado de encontrar o tesouro no fundo do mar.  
                                                                                                                                             


 Cores que vibram amor, prosperidade, equilíbrio e esperança.

 Pintura: Francisco de Paula         

                                                              

  

Tradicionalmente o vermelho, e o amarelo vem antes do laranja. Cores primárias das quais o laranja se constitui, tem uma simbologia de muitas contradições. Muitas vezes denota o verdadeiro caráter de sentimento, é a personificação da versatilidade! O nome veio de uma fruta exótica naqueles tempos. Se vê menos cores laranja do que efetivamente nos cercam. Falamos de "vermelho crepúsculo", embora "laranja anoitecer" fosse mais exato; e "vermelho aurora", os "tons vermelho do alvorecer" - a cor laranja seria mais acertada. "Monólitos vermelhos" haveria mais precisão de chamá-los "monólitos laranja", falamos em "metal vermelho incandescente", a sua verdadeira cor é laranja. O "peixe dourado", não é verdadeiramente dourado, e sim laranja luminoso. O tigre preto é laranja. Raposas são cor de laranja. O laranja está em todo canto, é preciso enxergá-lo, da recreação a sociabilidade.

"A cor para pintura mais cara de todos os tempos era o azul ultramarino. O autêntico azul ainda é produzido para os amantes das cores históricas; o luminoso azul dos pintores, é conhecido desde a antiguidade. Para a produção dessa cor se utilizava o pigmento de uma pedra semipreciosa: o lápis-lazúli. Trata-se de uma pedra de cor azul profundo, não é transparente, tem veios brancos e granulações douradas. Antigamente acreditava-se que as granulações fossem ouro -  o lápis-lazúli se encontrava em jazidas tanto de ouro quanto de prata; porém, o que reluz o ouro é a pirita, um minério sulfuroso. "Ultramarino" significa "além mar" - e foi lá mesmo que veio o lápis-lazúli; vinha além do Oceano Índico, do Mar Cáspio e do Mar Negro. É uma pedra semelhante ao mármore, que é triturada e depois socada no pilão, até virar pó. Em seguida esse pó é misturado a um aglutinante. O pó obtido recebe o nome de "ultramarino", dele pode-se fazer tinta para aquarela, têmpera e tinta óleo." Resumo 'editado, do livro "A Psicologia das cores" (Eva Heller).

 



verde é o resultado do azul com amarelo. *Mas em todas as antigas teorias cromáticas, consta como cor primária. Porque para essas teorias antigas, as cores não eram classificadas de acordo com as propriedades cromáticas técnicas, e sim por pela ação psicológica. E como é uma cor elementar  na vivência e simbologia humana, 
num sentido psicológico é uma cor primária".
Resumo do livro: "A Psicologia das cores" (Eva Heller), editora GG.

 



Cidade - o grande Centro  Urbano.



O objetivo dessa obra é passar Positividade. É uma pintura e colagem com selos que o 'Francisco juntou e guardou há anos, até conseguir esse resultado. Releitura de possibilidades para a liberdade, incentivando a boa saúde. Os selos: significam uma barreira, um muro que atravanca o alcance de algo positivo, até ir encontrando caminhos, e janelas (técnica mista).

 


Bailarinas, 2018. 

 pintura, 2013.
                  Trabalho com brilho, profundidade, luz e sombras, 2015.
 



O céu, a tempestade está passando. Com as cores, o lilás, o sol chegando, o azul das nuvens, mais o laranja mostram a criatividade. A obra em si é vibrante e positiva. Tem uma boa onda, e os surfistas, e eles não tem medo. Altamente expressiva, figurativa, que passa uma mensagem clara, singular.
Carpa preta: em uma tatuagem significa o triunfo após uma época de mudanças difíceis, assim como os esforços feitos durante um momento delicado da vida.

 

Fco Artes   

                                            

A Carpa simboliza sabedoria e boa sorte, é uma espécie de peixe, possui diversos significados místicos na cultura oriental, como um sinal de boa sortevirilidade, sabedoria e resistência.

Também conhecida como koi ou karpa koi, é criada em tanques há mais de mil anos. Vive também em águas cálidas, de rios de curso lento e de lagos. Alimentam-se de pequenos invertebrados que captura no lodo. 
Algumas espécies de carpa são populares exclusivamente como peixes de ornamentação, sendo mantidas em lagos ou aquários. 
Em países orientais, como Japão e China, a carpa significa sucesso, vida longa e perseverança, muito valorizados e respeitados. Capazes de nadar contra a correnteza e saltar cachoeiras. Comum na Ásia, África e Europa, mas com origem chinesa. 
Comum na Ásia, África e Europa, mas é original da China.
Existe uma lenda chinesa que diz que a Carpa tinha que atingir a fonte do Rio Amarelo, que atravessa todo o continente chinês, na época da desova. Tendo que nadar e saltar vales cheios de cascatas, até à montanha Jishinhan. A carpa que chegasse até o fim
se transformaria em dragão. 
A Carpa azul quando usada em uma tatuagem, combina tanto com homens

e mulheres, representa a masculinidade e a reprodução. 

Carpa vermelha: é vibrante, uma das mais usadas em tatuagens de carpa. Simboliza o amor, a coragem e a energia para superar os problemas. É considerada a mais forte e capaz, até mesmo as correntezas mais intensas. Pesquisado em


                                                                                                                                 @pintartedicoes        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha um Lindo Dia!

As Quatro Estações

Fco Artes. Jul - Agos, 2024. O  O utono  é a  estação do ano  que sucede o  verão  e antecede o  inverno .  No  Hemisfério Sul  inicia em  2...